Saúde dos olhos: Riscos de usar óculos de sol pirata



Os óculos de sol foram criados para proteger os olhos do contato com o sol, no entanto, eles acabaram virando uma peça fashion, que dá mais estilo aos looks. O problema é que o mercado ilegal começou a trazer óculos piratas, que custando bem mais barato que os óculos solares fabricados legalmente, podem oferecer muitos riscos à saúde.

oculos-de-sol1

Além de não serem capazes de proteger os olhos dos efeitos nocivos dos raios de sol, eles ainda fazem com que eles fiquem mais expostos à agressões.  Veja o que o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto revela sobre o uso de óculos piratas:
“Por apresentarem lentes com uma coloração escura em função do uso de uma tintura preta ou marrom, esses óculos fazem com que a pupila, que fica naturalmente dilatada sob o sol, se torne ainda mais exposta aos danos que a radiação pode causar”.
Acontece que nos óculos solares originais, são usados filtros de proteção e eles passam por um processo de controle de lente, dando a tonalidade. Já nos óculos vendidos ilegalmente, as lentes recebem apenas uma espécie de tinta para dar a cor, que acaba sendo bastante prejudicial à visão.
Com esta qualidade comprometida, quem usa este tipo de óculos fica mais exposto à catarata e até cegueira. Para quem não quer abrir mão da beleza e proteção dos óculos, sem precisar investir tanto, a dica é ficar de olho nas promoções das óticas e juntar um pouco mais de dinheiro para comprar um produto de qualidade, que vá cuidar da visão, ao invés de colocá-la em risco.

fonte:rius.com.br

Deixe uma mensagem de conforto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *